Origem
Com o surgimento de diversos hotéis na cidade, a Cia Siderúrgica Belgo Mineiro decidiu vender o casarão que mantinha na cidade e que serviu durante décadas para abrigar seus hóspedes a serviço ou de passagem pela região.

Ali recebia políticos, altos representantes do Estado e da República e ainda funcionários graduados que para aqui vinham e enquanto não estabeleciam moradia. Assim ali se hospedaram ou residiram. Governadores de Estado, Secretários, Ministros, além de médicos, Engenheiros e Advogados da própria empresa.

Após uma entusiástica reunião realizada no próprio local, foi escolhida uma comissão para ir a Belo Horizonte negociar a compra do imóvel que serviria de base para construção do clube.

A comissão foi formada pelos médicos e advogados:
Dr. Pedro Guerra
Dr. Mauricio Antonio Anacleto
Dr. Rubem Winter Maia Filho
Fechado a compra do imóvel com a Belgo Mineira em Belo Horizonte, a comissão volta a Coronel Fabriciano e realiza outra reunião para escolher por aclamação, a primeira Diretoria do Clube.

O Nascimento do Clube Casa de Campo
 À primeira Diretoria do Clube coube promover a venda das primeiras 275 Cotas, selecionando e buscando pessoalmente cada um dos adquirentes, no intuito de assegurar a participação de todos os indivíduos representativos dos diversos segmentos da comunidade do Vale do Aço. As Cotas foram vendidas com financiamento bancário vigente à época, através de emissão de nota promissória “reformável” a cada noventa dias, com obrigatoriedade de pagamento de vinte por cento, no mínimo, a cada reforma. Desta forma, a Diretoria conseguiu o numerário suficiente para o pagamento integral do imóvel adquirido.

Primeira Confraternização dos Associados do Clube Casa de Campo
 Num domingo, com a realização de um “churrasco” e uma animada “pelada” por entre as arvores existentes, enquanto um poderoso trator começava a escavação da primeira piscina, assim nascia o nosso grande Clube Casa de Campo.

Ao longo dos anos seguintes, as obras foram sendo realizadas, desde o primeiro campo de futebol society até a Sede definitiva, que foi construída sobre os alicerces da antiga Casa de Hospedes.

Para construção do ginásio, assim como para a aquisição junto ao Colégio Angélica da área onde foram construídos o terceiro campo de Futebol e as quadras de Tênis, os Sócios foram convocados para contribuir monetariamente.